Programação C# com Visual Studio - Essencial

O Curso

Com um conteúdo desenvolvido com base nos conceitos fundamentais de programação orientada a objetos e as funcionalidades do Microsoft Visual Studio 2012 este módulo apresenta novos conceitos para o aluno além de aprofundar alguns conceitos abordados no módulo anterior.

A Oportunidade

Há cada vez mais oportunidades de emprego para os profissionais do setor de programação e desenvolvimento, uma vez que todos os setores da economia estão ligados à tecnologia de alguma forma. Visto isso, o curso de Programação C# com Visual Studio 2012 foi idealizado, sendo este o segundo de quatro módulos voltados para automação comercial. Faça já o download, ofereça mais esse título de peso em sua escola e desfrute de boas vendas, aproveitando o aquecimento do mercado.

Conteúdo Programático

Aula 1: Apresentação do Visual Studio
 

  • Conhecer um pouco da Plataforma .NET;
     
  • Aprender sobre o serviço Web Service XML;
     
  • Adquirir conhecimentos sobre a linguagem C#;
     
  • Conhecer a interface do Visual Studio;
     
  • Criar um novo projeto;
     
  • Aprender a executar e finalizar os aplicativos durante o seu desenvolvimento;
     
  • Conhecer os painéis Solution Explorer, Toolbox e Properties;
     
  • Alterar o texto de título e o ícone do formulário;
     
  • Aprender a salvar um projeto.
     

Aula 2: Criando o primeiro projeto com Windows Forms - Parte I
 

  • Iniciar um projeto Windows Form;
     
  • Alterar as propriedades do formulário;
     
  • Aprender sobre o recurso Intellisense;
     
  • Realizar Instanciação de objetos;
     
  • Fazer a Aplicação de Métodos;
     
  • Visualizar a utilização de Comentários;
     
  • Inserir Componentes: Label, Button, Panel, TextBox e CheckBox;
     

Aula 3: Criando o primeiro projeto com Windows Forms - Parte II
 

  • Conhecer as propriedades e eventos do controle CheckBox;
     
  • Aprender as propriedades do componente PictureBox;
     
  • Aprender a importar imagens;Criar e conhecer as propriedades e eventos do controle RadioButton;
  • Utilizar e conhecer as propriedades do controle OpenFileDialog;
  • Aprender a habilitar e desabilitar componentes;
     

Aula 4: Criando o primeiro projeto com Windows Forms - Parte III
 

  • Conhecer a propriedade do componente TextBox;
     
  • Trabalhar com a MessageBox;
     
  • Aprender sobre a declaração de variáveis;
     
  • Converter texto em número utilizando o Parse;
     
  • Conhecer o laço de repetição FOR;
     

Aula 5: Criando o layout do sistema
 

  • Adicionar uma imagem como título do programa;
     
  • - Size Mode;
     
  • Fixar e desafixar os painéis;
     
  • Copiar objetos através da tecla Ctrl;
     
  • Conhecer as linhas de alinhamento do Visual Studio;
     
  • Utilizar as ferramentas de alinhamento;
     
  • Criar uma caixa de seleção: comboBox;
     
  • Adicionar um seletor numérico;
     

Aula 6: Programando o projeto Cálculo Média
 

  • Aprender sobre váriaveis do tipo double e string;
     
  • Converter valores e utilizar a propriedade Convert.To;
     
  • Relembrar e usar a propriedade de conversão .Parse;
     
  • Obter conhecimento e utilizar a propriedade de conversão .ToString();
     
  • Conhecer e utilizar a propriedade Value;
     
  • Aprender a utilizar os operadores lógicos;
     

Aula 7: Atividades de reforço - Criando um Conversor de Temperatura
 

  • Relembrar a utilizar o painel Toolbox;
     
  • Relembrar a adicionar e configurar componentes (Label, TextBox, RadioButton, GroupBox, Button);
     
  • Aprender a utilizar a ferramenta Send to Back; (novidade);
     
  • Relembrar a utilizar a Snapline;
     
  • Relembrar a criar Variáveis;
     
  • Relembrar a aplicar Conversão de valores;
     
  • Relembrar a adicionar Comentários;
     
  • Relembrar a utilizar estruturas condicionais;
     
  • Relembrar a utilizar a Propriedade Clear();
     
  • Relembrar a utilizar a Estrutura de Repetição Foreach;
     

Aula 8: Criando um aplicativo de Controle de Frota
 

  • Aprender a criar classes;
     
  • Aprender a instanciar um objeto;
     
  • Conhecer o funcionamento de uma sequência de escape;
     
  • Aprender a criar métodos;
     
  • Fazer o encapsulamento.
     

Aula 9: Criando um Aplicativo de Controle de Frota - II
 

  • Aprender o que são as Propriedades o Atributo;
     
  • Obter conhecimento sobre Métodos de Acessos;
     
  • Conhecer e utilizar a propriedade AppendText;
     
  • Aprender sobre a Herança de Classes;
     
  • Conhecer e aprender a utilizar as propriedades Autoimplementadas;
     

Aula 10: Atividades de reforço II: Preparando um sistema de cadastro de clientes
 

  • Relembrar os conceitos de classes, atributos e propriedades autoimplementadas;
     
  • Revisar os métodos de acesso Set e Get;
     
  • Relembrar o Instanciamento de classe;
     
  • Revisar a aplicação da propriedade AppendText;
     
  • Relembrar as sequências de escape;
     
  • Elaborar e chamar um método;
     

Aula 11: Polimorfismo Parte I: Trabalhando com sobrecarga de métodos
 

  • Criar arquivos separados para as classes;
     
  • Polimorfismo (para que serve e sua importância);
     
  • Sobrecarga de métodos;
     
  • Método Construtor;
     

Aula 12: Polimorfismo Parte II: Trabalhando com interfaces, classes e métodos abstratos
 

  • Aprender sobre interfaces;
     
  • Conhecer classes abstratas;
     
  • Aprender a utilizar métodos abstratos;
     

Aula 13: Revisando o Polimorfismo
 

  • Revisar os conceitos referentes ao Polimorfismo;
     
  • Sobrecarga e métodos;
     
  • Interface e classe abstrata;
     

Aula 14: Projeto Final: Calculadora Parte I
 

  • Elaborar o design de uma calculadora;
     
  • Adicionar componentes e alterar as propriedades dos mesmos;
     
  • Conhecer a estrutura completa de um evento;
     
  • Object Sender e EventArgs e;
     
  • Aprender a criar o comando de verificação dos botões;
     
  • Criar uma estrutura de decisão Switch / Case;
     

Aula 15: Projeto Final: Calculadora Parte II
 

  • Continuar o projeto da calculadora, programando os botões de operações;
     
  • Aprender sobre variáveis locais e globais;
     
  • Utilizar variáveis globais no formulário da calculadora;
     

Aula 16: Projeto Final: Calculadora Parte III
 

  • Relembrar como criar classes;
     
  • Relembrar como definir e utilizar classes abstratas;
     
  • Relembrar como implementar classes abstratas;
     
  • Relembrar e implementar a referência this;
     

O aluno escolhe dia e horário do curso.
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